Dr. Roberto Takaoka

Dermatologia

O Dr. Roberto Takaoka é médico dermatologista e trabalha há mais de 25 anos na área de dermatite atópica. Fez sua Residência Médica no Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e trabalhou nos Estados Unidos como pesquisador durante mais de 2 anos no Departamento de Dermatologia da Oregon Health & Sciences University, sob a tutela do Prof. Jon Hanifin, especialista mundial na área de dermatite atópica. Após o seu retorno ao Brasil em 1990, criou o primeiro ambulatório dedicado exclusivamente ao tratamento da dermatite atópica do país no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ambulatório que coordena até os dias de hoje.

Em 1997 o Dr. Takaoka fundou a Associação de Apoio à Dermatite Atópica (AADA) com o objetivo de melhorar a qualidade de vida do paciente com dermatite atópica. A missão atual da AADA é transformar a doença em uma oportunidade para o crescimento e auto-desenvolvimento. As atividades da AADA incluem a criação e distribuição de material educativo sobre a dermatite atópica, criação de grupos de apoio para pacientes e seus familiares, e organização de eventos científicos para médicos e outros profissionais da área da saúde,

O Dr. Takaoka também se interessa por arte e design e fez cursos sobre Inovação, Design e Empreendorismo Social na Massachussets School of Technology (MIT) e na Stanford Graduate School of Business nos EUA. É frequentemente convidado a dar palestras em congressos nacionais e internacionais.

O Dr. Roberto Takaoka teve a honra de presidir a nona edição do Georg Rajka Internacional Symposium on Atopic Dermatitis evento internacional mais importante na área da dermatite atópica, realizado em São Paulo em Maio de 2016. Atualmente é o Vice-Presidente da International Society of Atopic Dermatitis (ISAD).